1 de setembro de 2011

Torneira de gasolina
Você está andando tranquilamente quando a moto começa a falhar e, de repente, ela morre. Na hora você encosta e começa a xingar "Essa Suzuki está me tirando hoje!". Olha de um lado ao outro e nada, tudo normal. Vira a chave da gasolina do modo ON para o modo RES, aperta o botão da partida e a Intruder pega normalmente, UFA! Que alívio, não é nada demais. Agora só me resta abastecer!




Preço da Gasolina
Preços de gasolina entre vários postos

Essa situação é comum para todo motociclista de primeira viagem. Foi exatamente assim que aconteceu comigo. Mas existe uma dúvida que até hoje ainda não foi sanada. Gasolina comum ou aditivada?

Muitos Intrudeiros garantem que a moto deve ser abastecida com gasolina aditivada, pois ela contém 'detergentes' que fazem a limpeza de todo o sistema. Prolongando dessa maneira a saúde da motoca. Afirmam ainda que a gasolina comum com o tempo cria uma borra no carburador.

Seguindo esta linha de raciocínio é que decidi abastecer com a aditivada, mas percebi que com aditivada a Intruder demorava para 'esquentar'. Explicando: a minha moto precisa ficar pelo menos uns 3 minutos em funcionamento depois de ligar. Se eu ligar ela e acelerar com motor frio ela morre.





Notei diferença quando abasteço com gasolina comum, ela 'esquenta' mais rápido e engasga bem menos do que com a aditivada. Certa vez na autoescola, o instrutor me garantiu que gasolina aditivada em moto é perda de tempo, já que ela não tem tecnologia para isso.

Verdade ou não, a minha moto responde melhor com gasolina comum. O rendimento das duas é praticamente o mesmo e o valor também (R$ 0,10 centavos não é tanta coisa assim).

E você amigo Intrudeiro, abastece com comum ou aditivada?
Fonte: Tópico de discussão na Comunidade Intruder 125 cc
Comentário(s)
21 Comentário(s)

21 comentários:

  1. O que faz diferença mesmo para economizar na gasolina é sua forma de guiar. Eu uso uso aditivada porque aqui em Brasília é o mesmo preço da comum. Dentro de alguns anos, toda gasolina no Brasil será aditivada.

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  2. Concordo! Não gosto de acelerar forte, sempre ando na boa!
    Consigo boas médias de consumo.

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  3. Eu sempre abasteci com gasolina comum, dizem que é mais suja, mas creio que quando começar a "engasgar" ou perder força, sem motivo é só dar uma limpesinha no carburador e fica tudo beleza. Ah, a minha moto tbm tem que estar bem quentinha para rodar de boa sem morrer nas primeiras paradas. Andei observando outras motos de outros fabricantes e não tem esse problema, alguém sabe pq?

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  4. Ando sempre com gasolina premium (melhor que a aditivada). Minha moto faz em média 5 a 8 km a mais por litro em relação à gasolina comum. Em relação a questão colocada acima, da moto demorar pra esquentar, o problema deve ser a regulagem do carburador. minha moto já teve este problema, falei com meu mecânico e ele disse que era a regulagem do carburador. A moto sai de fábrica com uma configuração muito econômica, o que prejudica as partidas a frio. A solução é aumentar um pouco o giro da lenta e deixar a mistura mais rica em combustível. O prejuizo na economia da moto é mínimo e o problema é totalmente resolvido.
    Abraços
    Léo Braidotti

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  5. Vou levar a minha pro mecânico dar uma olhada no carburador, só preciso arranjar um tempo para isso.

    Ainda não me arrisco fuçando nela assim.

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  6. Helio, eu sempre uso 3 tanques de comum e 1 de aditivada Shell VPower.
    O que não rola de usar é a gasolina premium, como a Podium da BR.

    Tenta levar sua Intruder pro João Duarte dar uma olhada no seu carburador. Ele cola lá no Ibira Moto Point pra fazer uns Macetes d Tubo.

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  7. Atualmente estou usando gasolina aditivada, já usei a comum, não notei nenhuma diferença, porém, a premium é indicada para motores de alta performance com taxa de compressão de 10:1 para cima.

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  8. Cara, eu uso 4 pra 1... 4 de comum 1 de aditivada...
    Não sinto tanta diferença no rendimento, mas a aditivada não dá finais muito boas na estrada...

    Gosto muito de "estradar" e na minha viagem de estréia da minha "trudinha" eu fui de Caieiras-SP a Ibitinga-SP ida e volta no mesmo dia e o consumo da Comum foi muito melhor do que a aditivada.

    Gasolina Premium gera um maior torque menor consumo porém nossa moto não é preparada para receber essa gasolina constantemente. Sugiro combinar seu quiser arriscar...

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  9. A minha tb precisa esquentar antes de rodar, embora o manual condene essa prática.

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  10. Eu fiz o teste uma vez.... limpei o carburador, troquei todo o kit, e rodei 1 ano com gasolina comum....

    o carburador estava meio sujo, ainda dava pra levar, mas limpei tudinho mesmo assim.... troca de kit e tudo o mais...

    rodei mais um ano com aditivada.... abri o carburador, e fiquei puto, porque NÃO PRECISAVA, estava totalmente limpo, parecia recém-montado.

    Então hoje em dia só uso aditivada..... e nunca mais abri carburador ou mesmo mandei limpar bico injetor do carro!

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  11. Abasteço a mais de 5 vezes e não notei diferença no desempenho da Intruder 125.

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  12. Aditivada é aditivada porque limpa por onde ela passa, o "aditivo" é uma espécie de detergente, não é aditivada de potência, se não quiser ter problemas com carburador sujo, então use aditivada. Carburador sujo causa falhas e aumenta o consumo.

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  13. ESTOU GOSTANDO MUITO DE USAR A INTRUDE , USO MUITO A GASOLINA COMUM MAS PELA EXPLICAÇÃO IREI USAR A ADITIVADA A PARTIR DE AGORA,COM QUANTOS KM DEVEMOS TROCAR O ÓLEO DA INTRUDE 125?

    OBRIGADO PELA AJUDA DEUS VOS ABENÇOE

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    1. Cada 1000 km vc troca oleo e filtro . Se por acaso nao anda mto de moto ( nao chega a 1000km) , pode trocar a cada 6 meses

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  14. Ando mais de 160 Km por dia e só uso Shell V-Power. A minh moto já ficou mais de 2 meses parada, com a bateria desligada e tanque cheio. Foi só dar um toque na partida e ela funcionou normalmente. A gasolina comum "estraga" mais facilmente e suja mesmo o carburador. Obs.: Nunca limpei o meu (+ 3 anos) e minha moto não tem esse problema de aquecimento e o desempenho é excelente.

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  15. com a Shell V-Power estou tendo melhores resultados no consumo e em 7 anos nunca tive problema com o carburador.

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  16. Gente, muitos falaram de sujeira no carburador e tal...resolvi esse problema com 3 reais, sabe como ? Coloquei um filtro de gasolina,recomendo e é 100% eficiente, dentro de 1 mês vocês vao notar a borra preta que fica retida no filtro,vale a pena os 3 reais porque no futuro voce economiza na limpeza do carburador !!!. Bora intrudeiros instalar os filtros de combustível!!!.

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  17. Verdade filtro externo mas tem que firmar ele bem no guardo para não soltar com trepidações e na pior das hipóteses buumm kk

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  18. Verdade filtro externo mas tem que firmar ele bem no guardo para não soltar com trepidações e na pior das hipóteses buumm kk

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  19. A Minha Yes nunca andou com Aditivada e resolvi Abastecer Aditivada A Podium Beleza Mas depois de 1 Semana ela começou engasgar Morrer e desligar sozinha

    Eu tentei uma soluçao e nada Carburador Ok Tudo Ok

    Pedi infOrmaçao e o MECANICO DISSE QUE MOTOS(BATIDAS) COM ALTA QUILOMETRAGEM E QUE NUNCA ANDARAM COM ADITIVADA NAO E BOM ABASTECER COM ADITIVADA PQ A SUJEIRA QUE SE SOLTA COM A GASOLINA ENTOPE TODO O MOTOR E OS DUTOS DE AR DA MOTO..E FOI ISSO QUE ACONTECEU NA MESMA HORA EU TIREI TODA A GASOLINA E SO ABASTEÇO COM A COMUM AGORA

    ADITIVADA SO EM MOTO NOVA MESMO SEM CHANCE

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  20. Um Absurdo o preço da gasolina como a gente mantêm a motocicleta desse jeito?

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