8 de julho de 2011

Meu quase primeiro tombo

Foto: Francisco Xavier
Pilotar com pressa pode ser muito perigoso e mesmo sabendo disso algumas vezes abusamos um pouco. Na terça-feira (05/07) percebi que quando estou atrasado tento compensar andando acima da média driblando carros e até outros motociclistas. Forçando a moto e arriscando a minha integridade física e dos demais ao meu redor por míseros 10 minutos. Tenho certeza que você também já passou por uma situação parecida.




Acredito que com o tempo vamos pegando mais confiança, arriscando mais e perdendo o medo. E assim vai indo até que você encontra outro apressadinho com um veículo maior e mais pesado que o seu. Pode ser carro, caminhão, carreta, ônibus e etc. O tombo vai ser o mesmo, vai dar prejuízo e até causar uma tragédia.

Eram aproximadamente três horas da tarde. Estava atrasado para o meu trabalho e decidi enrolar o cabo.


O meu trajeto está em azul e do motorista de um furgão em vermelho. Quando entrei a direita para a ir na Av. Mq. São Vicente percebi que o semáforo estava fechado (trecho em vermelho). Nessa hora decidi acelerar pois sabia que não teria problemas, mesmo a placa dizendo que eu tenho que dar preferência neste local.

O acidente quase aconteceu pois o furgão queria entrar em uma loja que existe bem na esquina. É necessário entrar ali com muito cuidado.


Eu não sei de onde saiu o furgão. Quando percebi ele já estava na minha frente e reduzindo a velocidade para entrar na loja. Fui 'fechado'. Só consegui 'travar' as rodas e torcer para não bater. Parei a moto a menos de um metro de distância do furgão, um susto muito grande!

Neste instante notei que os freios da Intruder (da minha pelo menos) é ruim, pois eu não travei de fato as rodas, apesar de segurar com toda força o manete e o freio traseiro. Tenho certeza que se fosse com outra moto eu teria caído antes. Geralmente quando se trava os freios na moto, ela tende a dar uma inclinada jogando a traseira de um lado ou de outro. Mais ou menos como neste vídeo abaixo;





Resumindo
Entrei em uma avenida sem respeitar a placa de 'dê a preferência'. Acredito que o furgão deveria estar com pressa também pois entrou de uma vez, não vi de onde veio.

Meu quase tombo me ajudou muito a ser mais cauteloso no trânsito. De fato estou prestando mais atenção ao meu redor antes de qualquer manobra.

Como li outra vez em um fórum:
Vou devagar para não ver chorando quem me espera sorrindo.

É mais ou menos isso...
Comentário(s)
4 Comentário(s)

4 comentários:

  1. Poutz, Helio, vai devagar aí!
    QUando a gente trava a roda traseira freiando a moto demora mais pra parar e perde estabilidade.

    Valeu pelo comentário lá no http://vamosdemoto.wordpress.com !
    Ahn, e sou o Roberto lá da Comu Suzuki Intruder 125cc do Orkut.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pode crer Roberto! Vivendo e aprendendo.
    Depois do susto, fiquei mais esperto.

    Abraço e obrigado pela visita!

    PS - A comu está linkada no rodapé de links. hehe

    ResponderExcluir
  3. Vendo O blog todo^^

    Hoje passei pela mesma situação, aliada a inexperiência cheguei bem pertinho do outro carro usei só o pedal de freio ela fez igualzinho do video e queimou pneu...
    não dá pra perder o medo e nem o respeito!

    ResponderExcluir
  4. Passei pela mesma situação dias atrás motocicleta dá uma dessas as vezes

    ResponderExcluir