6 de abril de 2011

Sempre tive a curiosidade de saber como funciona o tanque reserva das motos.
Encontrei esse texto escrito por Daniel Ribeiro. Muito explicativo.
O texto completo você pode ver no MotosBlog. (recomendado)


Muita gente acredita que o tanque de gasolina da moto é dividido em dois: Um normal e um de reserva. Isso, de um certo modo, não deixa de ser verdade, porém, não é tão simples assim. Algumas pessoas chegam a acreditar que devem abastecer a moto duas vezes! Uma com a torneira na posição “Reserva” e outra com a torneira na posição “On”, pois acreditam que ao abastecer, apenas o tanque “ativo” é abastecido.

Pelo desenho, fica mais fácil entender. Na verdade, o tanque É UM SÓ. A gasolina da reserva e a normal na verdade são a mesma gasolina. O que acontece é o seguinte: A torneira de combustivel possui 3 posições: On, Off e Res. Na posição On, a gasolina é sugada a partir da ponta deste canudo, que fica em uma parte alta do tanque… Ou seja, se o tanque está cheio, a ponta do canudo está submersa na gasolina, e então a gasolina vai para o carburador.

Quando o tanque esvazia até o ponto em que a ponta do canudo já não fica mais submersa, então o carburador passa a não receber mais gasolina. Porém, ainda há gasolina no tanque!


Posição chave combustível moto

Neste momento, você percebe que a sua gasolina está para acabar (restam apenas os 2 ou 3 litros da reserva, dependendo do modelo da moto). Então, já que você está sabendo que a gasolina está acabando, basta virar a torneira para a posição RESERVA e a gasolina começará a ser retirada da parte mais baixa do tanque, da base do canudo, que ainda está submersa com gasolina.

Viu como é simples? Quando você encher o tanque de novo, tanto a reserva quanto o restante do tanque serão preenchidos com gasolina, e você poderá voltar a posição da torneira para ON. Se você esquecer a torneira na posição RES, a gasolina será sempre retirada da parte inferior do tanque, e quando ela estiver acabando, você não saberá, pois você já está consumindo a gasolina da reserva sem perceber.
Portanto, sempre que for abastecer, lembre-se de voltar a torneira para a posição ON.

Fonte: MotosBlog
Comentário(s)
5 Comentário(s)

5 comentários:

  1. Olá! Boa noite!
    Gostamos deste blog. Parabéns pela iniciativa.
    Da equipe EscolarWeb

    ResponderExcluir
  2. gostei...
    esta bem explicado!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom! Valeu a dicaa!!! E off quer dizer o que???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Off quer dizer desligado.
      Aconselha se sempre q parar a moto colocar no off, pois assim
      você prolongado a vida do seu carburador.

      Excluir